top of page

CONHEÇA AS PASTORAIS E MOVIMENTOS DE NOSSA COMUNIDADE

/  ACOLHIDA

01

Quando você estiver em Orlando, venha nos visitar. A sua presença é uma bênção de Deus para nós.

 

A Pastoral da Acolhida serve a nossa comunidade, dando as boas-vindas aos novos membros, recebendo cada pessoa com alegria ao começo da Santa Missa, ajudando na distribuição de boletins, entre outras iniciativas. 

  

E-mail: acolhida.orlando@hotmail.com

 

02

Senhor Jesus Cristo, vivo e presente na Santíssima Eucaristia, eu vos amo! Dá-me a graça de servir vosso santo altar com profundo respeito, dedicação e humildade. A cada Santa Missa, que o meu coração ofereça-vos toda honra, louvor e adoração!

 

São Tarcísio, patrono mundial dos acólitos, rogai por nós para que sejamos fiéis à preciosa missão que nos foi confiada!

/  ACÓLITOS

03

 

/  BATISMO

Estamos ansiosos em receber seu filho(a) na comunidade cristã através do Batismo. Queremos compartilhar sua alegria e a de sua família, amigos e padrinhos. Em breve, seu filho(a) será marcado(a) como o Sinal da Santíssima Trindade e se tornará um membro da família de Deus.

 

Pais, mães, padrinhos e madrinhas devem participar do Curso de Preparação para o Batismo, obrigatório para que a criança receba o Sacramento do Batismo.

 

1) O primeiro passo para batizar crianças é marcar e participar de uma entrevista com Padre. A entrevista pode ser agendada pessoalmente na secretaria paroquial em horário comercial, ou pelo telefone 407-656-3113.

 

 

2) Após a entrevista, pais e padrinhos devem participar de 2 dias de curso, realizados no 2º e 3º domingo de cada mês às 6:00pm na paróquia. É necessário confirmar participação do curso antecipadamente. No primeiro dia de curso, por favor apresentar cópia da certidão de nascimento da criança e preencher ficha de inscrição para Batismo. (Faça o download da ficha AQUI)

 

3) Ao escolher o padrinho e a madrinha da criança, lembre-se: precisam ser católicos, maiores de 16 anos de idade e crismados. Os padrinhos que vivem em outra cidade e não podem participar do curso aqui, podem participar do curso de preparação para padrinhos na paróquia da cidade onde moram e apresentar comprovante de participação recente.

 

4) DIA E HORÁRIO DO BATIZADO: Deve ser marcado com Padre junto à secretaria paroquial.

 

Mais informações: batismo.orlando@gmail.com

04 / CATEQUESE DE CRIANÇAS E ADULTOS

POR QUÊ RECEBER OS SACRAMENTOS É TÃO IMPORTANTE PARA NÓS CATÓLICOS?

 

O Catecismo da Igreja Católica afirma que os  sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, mediante os quais nos é concedida a vida divina. São sete os sacramentos: Batismo, Confirmação – Crisma, Eucaristia, Penitência – Confissão, Unção dos enfermos, Ordem e Matrimônio.

 

 

Os sacramentos são necessários para a salvação, porque conferem as graças sacramentais como o perdão dos pecados, a adoção de filhos de Deus, a conformação a Cristo Senhor e a pertença à Igreja. O Espírito Santo cura e transforma aqueles que os [sacramentos] recebem. Estes sinais Cristo confiou à sua Igreja, portanto, os sacramentos são da Igreja, sendo ação de Cristo, e a edificando. Eles são eficazes porque é Cristo que neles age e comunica a graça que significam, independentemente da santidade pessoal do ministro, ainda que os frutos dos sacramentos dependam também das disposições de quem os recebe. Existe uma relação íntima entre os sacramentos e a fé, estes não apenas supõem a fé como também, por meio das palavras e elementos rituais, a alimentam, fortificam e exprimem. Ao celebrá-los, a Igreja confessa a fé apostólica, isto é, a Igreja crê no que reza.

 

Portanto, os sacramentos possuem um selo espiritual de proteção divina, configurando o cristão a Cristo, sendo, pois, consagrado ao culto divino e ao serviço da Igreja. Enfim, neles há uma graça do Espírito Santo, dada por Cristo e própria de cada sacramento. Essa graça ajuda o fiel no seu caminho de santidade, bem como no crescimento da caridade e do testemunho. Dessa forma, o mergulho profundo no mistério dos sacramentos, por intermédio do conhecimento da fé, conduz o cristão ao próprio Cristo.

 

Em nossa comunidade temos a alegria de preparar não apenas nossas crianças para recebrem os Sacramentos da Eucaristia e Crisma, como também aqueles adultos que por alguma razão ainda não puderam receber estes tão valiosos e importantes Sacramentos.

 

Como bons católicos cristãos é importante receber e viver na graça que estes Sacramentos nos concedem.

 

Para mais informações, por favor entre em contato conosco.

 

                          Catequese de Adultos                                                                                Catequese de Crianças

                          Coordenador: Carlos Filipe                                                                       Coordenadora: Fúlvia Medeiros

05 / CURSO BÍBLICO

 

Toda Q-feira, 7:30 pm - salas 10 e 11 do Centro Paroquial

 

Venha participar de um estudo dinâmico da Palavra de Deus e Sua Igreja, nas Sagradas Escrituras, para adultos, adolecentes e jovens, buscando conhecer cada vez mais Aquele que nos amou primeiro, pois não se ama de verdade a quem não se conhece.

 

 

 

 

 

 

“Traze na boca as palavras deste livro da lei.” (Js 1, 8a)

 

CURSO BÍBLICO

Comunidade Católica de Orlando

06 / PASTORAL DO DÍZIMO

“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria.” (2Cor 9,7)

 

Hoje, o dízimo é uma doação regular e proporcional aos rendimentos do fiel, que todo batizado deve assumir. É uma forma concreta que o cristão tem para manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, pois é por meio dele que a Igreja se mantém em atividade, sustenta seus trabalhos de evangelização e realiza muitíssimas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos. Pelo dízimo, podemos viver as três virtudes mais importantes para todo cristão: a fé, a esperança e o amor-caridade, que nos levam mais perto de Deus. O dízimo é um compromisso. Representa a nossa vontade de colaborar, de verdade, com o Projeto Divino neste mundo. 

 

O importante é entender que o dízimo não é esmola. Deus, que jamais nos priva da nossa liberdade, merece a doação feita com alegria. - O que é doado de boa vontade faz bem a quem dá e a quem recebe!

10 razões para me tornar dizimista:

 

1 – Sou dizimista porque reconheço os dons de Deus em minha vida. (II Cor 9,7)
2 – Porque manifesto minha gratidão a Deus por tudo! (I Cor 4,7)
3 – Porque procuro retribuir ao meu próximo. ( Lc 17,16)
4 – Porque creio no que Deus diz através da Escritura. (Ml 3,10; Lc 21,1-4)
5 – Porque sou filho de Deus, n’Ele confio e espero. (Mt 6, 25-31)
6 – Porque deixo de ser egoista, à medida que partilho com os outros. (Lc 12, 16-21; Pd 4,8)
7 – Porque creio na vida comunitária fraterna,onde Deus está (Mt 18,20)
8 – Porque levo a sério a Palavra de Deus, que é Pai das misericórdias (Mt 25,40)
9 – Porque Jesus tranquiliza-me, dando-me a certeza de que é meu grande amigo (Jo 14,1-5; Mt 25,34)
10 – Porque desejo ver o evangelho pregado com eficácia, a Comunidade crescendo e Deus sendo glorificado! (Mt 28,19-20; Mc 16,15)

Oração do Dizimista:

 

Recebei, Senhor, a minha oferta.
Ela não é uma esmola, porque não sois mendigo.
Não é apenas uma contribuição porque não precisais dela.
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão e o meu reconhecimento,
pois se tenho algo, é porque Vós me destes.
Amém

07 / PASTORAL DO IMIGRANTE

"Para o migrante a Pátria é a terra que lhe dá o Pão." - João Batista Scalabrini

 

Unindo a Comunidade na causa do Imigrante com Dignidade

 

Integrando o imigrante nos EUA. Promovendo oportunidades de trabalho, estudo e saúde.

 

Ajudando na reintegração de quem retorna ao Brasil.

 

Através do carisma Scalabriniano, colocando-se a serviço de todos os que migram, com uma presença acolhedora, mediadora, de comunhão e compaixão.

 

Nosso chamado é anunciar a Palavra de Deus de modo vivo e claro e motivar com entusiasmo a participação da comunidade durante a Santa Missa.

 

Todos os Domingos, depois da Santa Missa das 19:30, nossa mesa de atendimento encontra-se disponível à todos no Salão Paroquial durante o nosso cafézinho comunitário. 

 

Venha-nos visitar e conhecer mais o nosso trabalho.

 

 

 

 

08 / EQUIPE DE LITURGIA

Liturgia: missão em espírito de comunhão e serviço

 

A Liturgia, memorial da Páscoa de Jesus, celebrada em sintonia com os desejos e esperanças de nossa comunidade, que constrói entre si as raízes do amor fraterno, é reunida no espírito de unidade e enriquecida na diversidade. 

 

Como qualquer atividade, requer um mínimo de organização, visto que a Liturgia é uma ação viva e dinâmica que deve ser planejada e preparada com antecedência. As celebrações, quando bem organizadas, atraem e animam a participação da assembléia que vibra quando participa de ações litúrgicas realizadas com serenidade, harmonia e criatividade sob a coordenação de uma equipe que requer pessoas que dediquem tempo, capacitação, simpatia e boa vontade na execução das ações litúrgicas celebrativas. 

 

 

 

A ação litúrgica é uma obra de arte com inspiração divina, sua beleza e grandeza se manifestam pelo agir criativo, harmonioso e orante dos membros da equipe de celebração.  

Assim sendo, as equipes de liturgia exercem sua missão em espírito de comunhão e de serviço. Espírito que se manifesta na capacidade de trabalho em conjunto, com dedicação e responsabilidade, pela vontade de celebrar de forma autêntica, mais unida à vida, para fazer da vida um hino de louvor. 

 

Como membros da Pastoral da Liturgia, nossa responsabilidade é promover de todos os modos os meios de organizar as celebrações do Mistério Pascal de Cristo Salvador na Eucaristia, dando testemunho de serviço desinteressado e abnegado, agradável ao Pai, aos irmãos e irmãs com grande anseio de relações mais profundas e estáveis na fé, apoiados e animados pela Palavra de Deus.

 

Fica aqui o nosso convite para participar da Pastoral da Liturgia das Paróquias da Comunidade Católica de Orlando, dando a sua contribuição para fortalecer, cada vez mais, a chama viva da celebração do Mistério Pascal. 

 

09 / MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA EUCARISTIA

O que são os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão?

 

Fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da Sagrada Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso.

 

Este ministério sagrado deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, sejam maduros na fé, e possam servir a Igreja. Além disso, o MESC deve ter uma boa formação doutrinária, pois pode também realizar a celebração da palavra, orientar as pessoas a quem leva a Eucaristia, etc. Ele deve ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental.

 

 

A melhor maneira de permanecer em Jesus é pela Eucaristia.

 

Na comunhão, Jesus quis que seu corpo se misturasse ao nosso, que o seu sangue se unisse ao nosso e que o seu espírito inundasse o nosso. Ali está Jesus, em pessoa, corpo, sangue, alma e divindade, pronto para se doar a nós. Ele só exige um coração puro e uma consciência tranqüila, já que Ele é totalmente santo.

 

"O tempo passado diante do Sacrário é o tempo mais bem empregado da minha vida." (Santa Catarina de Genova)

10/ PASTORAL DA MÚSICA

SOMOS MINISTROS DO LOUVOR

 

Venha participar do nosso coral!

ENSAIOS: toda quarta-feira, às 8:00 pm.

 

A música é parte integrante da liturgia e não apenas enfeite. A música será litúrgica quando nela a Igreja reconhecer sua oração, quando ela aparece para acompanhar os textos litúrgicos a serem cantados. Ela possui as mesmas marcas da própria liturgia, participa de sua finalidade "que é a glória de Deus e a santificação dos fiéis". 

 

A música é parte, é complemento da nossa oração dentro da celebração dos sacramentos. Sendo fundamental para a liturgia, a Igreja acredita que o aspecto musical das celebrações deve respeitar normas e responsabilidades, sendo tudo isso uma consequência da formação litúrgica adequada.

 

 

Em nossa Comunidade paroquial temos várias pessoas que colaboram e participam da pastoral da música, animando as celebrações. Estamos sempre abertos e dispostos a acolher todos aqueles que desejarem se dedicar à evangelização através da música, seja na parte instrumental, ou mesmo na parte vocal.

 

Coordenação: Weyne Araújo (407) 506-5765.

 

“Quanto a nós, vosso povo e ovelhas de vosso rebanho, glorificaremos a vós perpetuamente; de geração em geração cantaremos os vossos louvores.” Sl 78, 13

11/ PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

A Pastoral da Comunicação (Pascom), mais do que se dedicar à operação dos meios de comunicação para divulgar os eventos, tem missão de fazer fluir a comunicação entre pessoas, pastorais e comunidades como um todo.

    

A Pascom é a pastoral do viver em unidade. É a pastoral da participação, das inter-relações humanas, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações dos brasileiros catolicos de Orlando, em nível comunitário, paroquial e diocesano.

 

OBJETIVO:

 

  • Evangelizar através da comunicação, tornando presente os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação social;

  • Através de meios de comunicação manter os fiéis informados de tudo que acontece na Comunidade e;

  • Fazer a divulgação dos eventos e festas que acontecem na Comunidade.

 

 

Comunidade Catlica de Orlando

DIVULGAR É PRECISO:  

 

Conforme a Vossa Santidade, o Papa, João Paulo II: "Evangelizar é comunicar". Essa Pastoral trabalha a notícia relacionada aos trabalhos da Comunidade Paroquial, divulgando-a no âmbito interno e externo da Paróquia, com o objetivo de levar ao conhecimento público o que a nossa Igreja católica vem realizando em prol da Evangelização na busca do Reino de Deus. Fator imprescindível para a convivência com as adversidades do mundo causadas pelo próprio homem.

 

 "Ide, contai o que estais ouvindo e vendo" (Mt - 11, 2 - 5)

 

Entre em contato conosco: pascom.orlando@hotmail.com

12/ IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

pf01-our-lady-of-grace.jpg

Isabel, ao saudar Maria, sabia que por trás de um simples acolhimento daquela que era sua prima havia uma magnífica obra de redenção entre os homens.

 

Nossa Senhora das Graçaçs vem até nós por meio de sua Imagem Peregrina como mulher de serviço, e sua simples presença nos leva a perceber a importância da vontade de Deus.

 

Nossa Senhora, sempre fiel aos princípios de seu Filho, continua presente em nossa história, indo ao encontro dos que clamam por amor, justiça e paz.

 

Nossa Senhora das Graças é a padroeira de nossa comunidade. Seguindo uma escala, a cada semana, uma família diferente leva a imagem da nossa padroeira para casa ao final da Santa Missa e retorna a imagem durante a Missa do domingo seguinte.

 

 

Se você gostaria de participar dessa homenagem à Nossa Mãezinha, fale com Vera Breda (321) 228-7515.  É com muita alegria que Nossa Senhora espera por você que queira acolhê-la, seja por uma graça alcançada ou por alcançar!

13/ RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Esperamos por você para juntos louvarmos a Deus!

 

O grupo de oração se reúne na Paróquia Resurrection, em Winter Garden, todas as sextas às 7:30pm, com a inicialização do Santo Terço Mariano.

 

 

14/  VICENTINOS

Os vicentinos da nossa comunidade promovem a CAMPANHA DO KILO. Qualquer pessoa pode doar alimentos não-perecíveis. Os vicentinos recolhem, estocam e distribuem as doações conforme a necessidade dos nossos irmãos. Recebemos muitas famílias imigrantes e também ajudamos famílias em épocas de dificuldade. Se você tem algo que gostaria de doar: roupas, movéis, alimentos, seu tempo, ajuda financeira,  por favor entre em contato conosco.

 

 “Perguntar-lhe-ão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.” (Mt 25, 37-40)

bottom of page