top of page

A importância da oração

 

“Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes” (Romanos 12.12)

 

A Palavra de Deus nos orienta a sermos perseverantes na oração, isto é, orarmos sem esmorecer, sem cansar e sem retroceder. O apóstolo Paulo viveu esta realidade em sua vida e deu-nos exemplo de perseverança na oração. Tanto em momentos de bonança, quando tudo ia bem, quanto nos momentos mais difíceis, perigosos e cruéis, ele experimentou a prática saudável e geradora de paz e segurança que é a oração. As Escrituras nos ensinam que:

 

Devemos buscar a Sua face em toda e qualquer circunstância.

 

Devemos buscar o Seu perdão por meio do arrependimento, quando falhamos e erramos o alvo da santidade e do amor. Devemos buscar a Sua paz nos momentos de conflito e guerra ao nosso redor, ou até mesmo dentro de nós.

 

Devemos buscar a Sua face para obtermos direção, sabermos o que fazer e qual caminho tomarmos. Devemos buscar a Sua face para recebermos consolo e cura interior. Devemos buscar a Sua face para que recebamos suprimento para nossas necessidades físicas e espirituais.

 

Devemos buscar a Sua face para sentirmos Sua forte mão segurando-nos e firmando nossos passos quando atravessarmos caminhos escorregadios e perigosos.

 

Devemos buscar Sua face quando estamos cheios de alegria e as bênçãos se multiplicam sobre nossas cabeças, para que não percamos a humildade e a simplicidade e o amor possam ser marcas em nosso caráter.

 

Devemos buscar Sua face em todo tempo, estarmos conectados com o Céu, dia e noite, sabendo que seus anjos velam por nós, que os olhos do Senhor estão em todo lugar e que Ele jamais nos deixará ou nos desamparará.

 

Procure orar mais. Busque a face do Senhor. Não busque apenas o que Ele tem nas mãos para lhe oferecer. Busque a Sua doce presença. Permita que a luz de Sua glória brilhe em você. Vá, agora, para o doce e perfeito momento de comunhão com o Pai Celestial e, ao contemplá-Lo em Sua majestade, você será transformado de glória em glória na imagem do Senhor Jesus (2 Coríntios 3.18). Deus o abençoe, fazendo resplandecer o Seu rosto sobre seu viver.

ORAÇÕES CATÓLICAS BÁSICAS

 

O SINAL DA CRUZ.

 

Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo.

Amém.

 

OU,

 

PELO SINAL DA SANTA CRUZ

 

Pelo sinal da santíssima cruz, livrai-nos, Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém.

 
PAI NOSSO

 

Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. 

Amém.

 

AVE MARIA

 

Ave Maria cheia de graça, o senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de hora de nossa morte. 

Amém.

 
À VOSSA PROTEÇÃO


À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita! Amém.


SALVE RAINHA

Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
 

PROFISSÃO DE FÉ (CREDO)

                                                                             

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da Terra, e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos Pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.

Amém.

 

VINDE, ESPÍRITO SANTO (INVOCAÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO)

 

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. 

Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos : Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso.

Amém.

 

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
 
Vinde ó Espírito Criador, visitai os corações dos teus seguidores,
preenchei-os com a Graça do Alto: estes corações que Vós criastes.

Sois o Espírito Consolador, a Dádiva de Deus Todo Poderoso, a Fonte da Água Viva, o Fogo Divino, a Caridade, a Unção Invisível das Almas.

Vinde, então, com vossos Sete Dons Preciosos, Vós que sois o Dedo de Deus. Vós que sois o conteúdo da Promessa do Pai, Vós que colocais o Verbo do Pai em nossos lábios.

Iluminai os nossos espíritos com vossa Luz, abrasai os nossos corações com vosso Amor e santificai, em todos os tempos, nossa frágil carne!

Bani de nós o espírito de tentação, preenchei-nos com vossa Paz Infalível, sede Vós mesmo o nosso guia, de modo que possamos evitar tudo o que possa ser prejudicial à nossa Salvação.

Ensinai-nos a compreender o Pai, ensinai-nos a compreender o Filho e a Vós mesmo, que sois o Espírito do Pai e do Filho, sede sempre o objecto de nossa Fé!

Por isso seja a Glória, em todos os tempos, para Deus Pai, para o Filho, ressuscitado de entre os mortos, e para o Espírito Santo.

Que assim seja!

 

Ó MEU JESUS

 

Ó meu Jesus, perdoai-nos,  livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu  e socorrei principalmente as que mais 

precisarem.  Amém.

 

Confesso a Deus todo poderoso que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões. Por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa. Portanto, peço e rogo aos anjos e santos e à virgem Maria que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor. Amém.

 

ATO DE CONTRIÇÃO

 

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me também de ter  perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia.

Amém.

 

Meu bom Jesus, que morrestes na cruz, para me salvar, perdoa todos os meus pecados, porque deles me arrependo e não quero mais pecar.

Amém.

 

Senhor, tende piedade de nós.

Cristo tende piedade de nós.

Jesus, tende piedade de nós.

 

Deus Todo poderoso, tenha piedade e compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à Vida Eterna.

Amém.

 

GLÓRIA AO PAI

 

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre.

Amém.

 

SANTO ANJO

 

Santo Anjo do Senhor , meu zeloso guardador , se a ti me confiou a piedade divina , sempre me rege , guarda , governa e ilumina.

Amém
 

ATO DE FÉ

 

Eu creio firmemente que há um só Deus em três Pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar e que, ao terceiro dia, ressuscitou. Creio em tudo o mais que crê e ensina a Igreja de Cristo, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. Nesta crença quero viver e morrer. Senhor, aumentai a minha fé.

 

ATO DE CONFIANÇA

 

Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que, pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-Ia, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar o Evangelho de Jesus, como eu me proponho fazer com o Vosso auxílio.

 

ATO DE CARIDADE

 

Eu Vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que Vos ofender. Por amor de Vós, amo o meu próximo como a mim mesmo.

 

 

 

bottom of page